Receita de Dona Alice, comunidade de Buracos / Grande Sertão
Aqui tem muito xiriri, né? Esses brejos aqui são cheios, é um buritizinho. Eles caem, ou vão com um pau e batem na época que eles estão caindo, né? Eles caem bastante! Eles começaram a cair, você pode derrubar do cacho que não tem problema pra planta, ela vai continuar produzindo. Os outros buritis não, eles estão verdes e não amolecem. Já o xiriri não. Começou a cair, vai com uma vara comprida e bate, os pezinhos são baixos, aí cai bastante, assim.
Apanha, lava bem lavadinho, coloca numa vasilha e enche de água. Pouco tempo, duas horas na água morna, aí já começa a soltar. Aí solta a escaminha, aquela casquinha que ele tem, né? E amassa. Aqui na roça nem usa luva, uns enfiam a colher e vão batendo, outros vão com a mão mesmo, lava a mão bem lavadinha e vai mexendo, mexendo, até que tira tudo, aquela massa, fica tipo um suco branco, o leite mesmo. Aí coa numa peneirinha fina e usa. Uns tomam com açúcar, que nem suco, é uma delícia com um pouquinho de doce. Pode pôr pra gelar, outros tomam que nem leite, põem farinha.
Esse leite de xiriri foi na época que a dificuldade era demais, eles tiravam e usavam como leite mesmo, de manhã cedo, pr ́as crianças tomarem café, já faziam natural, ninguém tinha geladeira naquela época, né? Adoçava com rapadura e cada menino, com um copo com farinha, tomava o café.
Aí chama leite de xiriri.
Agora tá na época deles, os pés estão carregados, mas estão verdes, tem que esperar começar a cair, a hora que começar a cair do pé, aí pode derrubar os que estão maduros. Bate com uma vara, os verdes não caem, não. Aqui nos Buracos, nos vãos aí pra cima, tem demais. É um pezinho igual um buriti, porém pequeno, e as frutinhas bem pequenininhas, igual buriti mesmo.
Tem uma feirinha na Chapada e muita gente leva porque o pessoal da Chapada já conhece, gosta, usa como suco, faz ele e põe na geladeira. Nossa, é uma delícia!
Imagem em destaque: Maria Ribeiro