“Sertão: um lugar-pessoa. Sertão/Gerais: rios-identidades. Coletivos: veredas de firmeza, de fé-coragem, que respinga em sonoridades. Aridez-cor, uma sinfonia de qualidades. Riqueza de muitos saberes, de onde o sofrimento e a desigualdade, são ainda a ferroada mais dolorosa. Sangue, suor e som, templos-Gerais. Norte de muitas lutas, de onde a arte é a única que conta suas histórias. Norte, som do sertão do preto, indígena e da peia do colonizador. Do som da enxada, do berimbau na roda e da matraca. Barulho do sol, ensurdecedor! Calor-acorde! Fome de música boa e invenção de moda. Música barranqueira, geraizeira, vazanteira, cantingueira e catrumana: Norteia!”
“Norteia: Coletânea de Sons do Norte de Minas” é uma iniciativa de artistas do Norte de Minas Gerais, financiado pelo edital 19 da Lei Aldir Blanc do Governo do Estado e que tem como objetivo divulgar a produção musical que floresce na região.
Trata-se da construção de uma coletânea de 12 composições autorais de artistas que se identificam com o cenário atual da música norte-mineira e que buscam, com suas composições, reforçar os elementos e temas desse lugar lúdico-criativo chamado Norte de Minas Gerais.
A Primeira Coletânea ( https://www.youtube.com/watch?v=l1N0j9BaLro) conta com os seguintes artistas e composições:
0:00 – 1. Dedo de Prosa Catrumana (Apoenah)
4:22 – 2. Virágua (Aroeira)
8:18 – 3. Cordéis, Maracatus e Baião (Cevisa Harmonia)
11:40 – 4. Liga Essa Vitrola (A Outra Banda da Lua)
16:00 – 5. Carne Viva (Flavin Ribeiro feat. Beu Viana)
20:44 – 6. Porvir (Gabriela Viegas)
25:50 – 7. Campesinato (Herberth Lincoln)
31:13 – 8. Turbilhão (Jukita Queiroz)
34:24 – 9. As Rosas e os Ventos do Mundo (Naluz)
39:41 – 10. Sertão Bantu (Pedro Surubim)
43:44 – 11. Terra Fértil (Pingo do Sertão)
47:26 – 12. Clarabóia (Rafael Carneiro)
Siga o coletivo e os artistas selecionados nas redes sociais @coletivonorteia.
Viva o Norte de Minas Gerais!
*
Coletivo Norteia
Direção Geral – Alexandre Gonçalves (Alemão) /Coordenação – Pedro Surubim / Masterização – Rafael Carneiro (Guella Music Brasil) / Curadoria – Edssada / Visual – Caril Caril / Assessoria de Contratos – Clara Moreira.
Todos os direitos da obra são reservados aos artistas participantes e ao Coletivo Norteia.